HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

terça-feira, 1 de março de 2011

Olhos


Ao examinar os olhos, os juízes, levam em conta a forma, a cor (em cães que o padrão exige), a posição e a expressão. De modo geral esses itens fazem parte das descrições de padrão racial e são próprios de cada raça. Relativamente à forma e posição, não se pode deixar de lado os aspectos ligados ao tipo, que já foi descrito, isso é de extrema importância em uma análise comparativa ao padrão. Alterações da forma e posição exigidas, geralmente são faltas graves e isso quase nunca é uma percepção simplesmente visual, pois implicam diretamente em modificações de toda a estrutura óssea do crânio (o globo ocular é sempre esférico). Assim, por exemplo, olhos redondos em um Afghan estão associados a crânio longo ou stop muito evidente; da mesma forma olhos achinesados (estreitos) em um Boxer decorrem de crânio estreito, testa fugida (inclinada), focinho longo e de pouca substância, e assim por diante. Relativamente aos olhos, também devem ser considerados, as pálpebras, superior e inferior, que são dobras de pele que servem para protegê-los. Os padrões costumam especificar a pigmentação desejável para a borda das pálpebras, bem como conjuntiva, que é a mucosa interna mas às vezes, isto é permitido ou mesmo desejado. Não se pode esquecer a terceira pálpebra – estrutura fibro cartilaginea localizada junto ao canto interno do olho. Quando distendida altera a expressão do cão.

Todos os aspectos anatômicos são classificados. Os olhos são observados quanto a sua inserção, ou seja, quanto a sua colocação: frontais, oblíqua ou laterais. Depois vem a inclusão: olhos profundos ou proeminentes. Os olhos são classificados, também, por sua forma; ou redondos, arredondados, ovais, amendoados ou triangulares. Os olhos são observados quanto a sua cor; escuros (pretos, castanhos escuros, avelã ou marron escuro e avelã ou âmbar), olhos claros. Alguns padrões determinam – Chesapeake Bay Retrevier, amarelos ou marron claro. Outros padrões permitem – olhos azuis (siberiano), azuis ou cinza (old english sheep dog), azul merle (shetland), amarelo (bloodhound, puli, etc). Alguns padrões toleram – Dogue Alemão, azuis. Dogue Alemão Preto, marrons claros. Dálmata, olhos âmbar. E, muitos padrões, desqualificam pela cor clara: olhos azuis – Pointer Alemão, Bernese, Fila Brasileiro, Malamute do Alaska, Komodor, etc. Ohos amarelos – American Water Spaniel, Briard. Há os olhos mistos na cor (partecoloridos), algumas raças permitem (siberiano) outras toleram . Há os olhos extremamente claros chamados de “Olhos de Porcelana”. Os chamados olhos de rapina são olhos onde o tamanho da íris permite que parte da esclerótica apareça. É sempre uma falta. Um árbitro analisa todos estes aspectos mediante a expressão do cão.

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

5 comentários:

Unknown disse...

Fiquei curiosa com uma coisa, Malamutes podem ter olhos azuis?
achei que essa raça só tivesse olhos de coloração escura, por isso seria considerado falta por não ser o padrão da raça deles?
E em husky siberiano muitos tem formatos de olhos diferentes pelo que vi na net como saber exatamente que é uma falta?

Leandro Jorge disse...

Malumentes não possuem olhos azuis. Esta condição está fora do padrão. Ok?
abs

Leandro Jorge disse...

Coloquei que muitos padrões desqualificam os olhos azuis e, entre estas raças, o malumute.
abs

Caroll disse...

Leandro, muito bom este post...
sobre a coloração dos olhos nos malas...ja ouvi flar que o padrão "americano" permite os olhos azuis?isso procede ou é lenda?

Leandro Jorge disse...

Caroll...

No padrão americano do Malamute (AKC), os olhos azuis, é uma falta desqualificante (diferente de desclassificante...no blog explicarei esta diferença mais adiante). Então não procede.