HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

terça-feira, 8 de março de 2011

Orelhas

Ao árbitro interessa, particularmente, a orelha externa, conhecida como pavilhão ou concha. Sua base estrutural é cartilaginosa e relaciona-se à cabeça por meio de músculos que a sustentam e servem, também, para movimenta-la. Externamente é revestida por pele (couro) e pelos. As características da cartilagem, pele e pelos que revestem são típicas das diferentes raças e descritas nos padrões.

O plano em que a orelha externa se relaciona com a cabeça é conhecido como “inserção” e, conforme o seu nível, pode-se falar em três tipos de inserção: alta, média e baixa. A inserção é dita alta quando o canto externo da orelha está acima do nível dos olhos (ex.: pointer, akita); é média quando está ao nível dos olhos (ex.: maltês); baixa quando está abaixo do nível dos olhos (ex. Cocker Spaniel, Setters). Como você pode “decifrar” isso: pelos cantos externos e internos da orelha, ou seja, o canto externo é a junção de seu bordo posterior ou externo ao crânio e fica próximo ao arco zigomático. O canto interno é a junção de seu bordo anterior ou interno ao crânio e fica próximo ao osso parietal. O tipo de inserção depende da forma do crânio, do arco zigomático, das características da cartilagem e do tipo de pele de cada raça.

Quanto ao porte as orelhas podem ser classificadas em: eretas, semieretas, semi tombadas, tombadas, em botão e em rosa, em uma classificação mais simples.

Em uma classificação um pouco mais complexa podemos nomear quatro tipos e seus sub grupos: Quanto a cartilagem, quanto a inserção própriamente dito, ereção e a pelagem. Neste contexto classificamos a cartilagem com forma, tamanho, espessura, consistência e integridade. Nesta suposição a forma da cartilagem poderia ser triangular, pontiaguda, arredondada e lobular. Pelo tamanho podemos sizer que a orelha possui um contexto largo, estreito, curto e longo. Orelhas finas, médias, espessas e grossas nos definiriam a espessura. Sobre a consistência relacionamos o tipo duro e o mole. Orelhas íntegras , cortadas ou amputadas dariam integridade a cartilagem ou não. A inserção foi descrita acima. Quanto a capacidade de ereção chamaríamos de orelhas inertes (desprovidas de ereção), as eréteis e semieréteis – botão, tulipa e em rosa. Finalmente quanto a pelagem teríamos as lisas, peludas e franjadas.

Nas orelhas eretas a concha mantem-se completamente com o interior do pavilhão à mostra (pastor alemão). Nas semi-eretas a cartilagem dobra-se para a frente no seu terço final (ou na metade); é clássica do collie e do shetland. Nas semi-tombadas a dobra da cartilagem é feita no primeiro terço junto a base (irish terrier). Nestes tipos de inserção é sempre alta.Nas tombadas, a cartilagem é mais delicada e todo o pavilhão dobra-se para baixo, a inserção pode ser alta (pointer) ou média (maltês) mas, quase sempre é baixa (basset).

Nas orelhas em botão a dobra é junto a base, são pequenas e voltadas para a frente (pug). Em rosa, são orelhas que sofrem duas dobraduras, uma longitudinal e outra transversal, com isso, dobram-se para trás e são justapostas à cabeça (bulldogue inglês). Particularidades são apresentadas em cada padrão racial.

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Guia para a Dissecção do Cão - Evans & deLahunta - Guanabara Coogan
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

Nenhum comentário: