HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

quarta-feira, 23 de março de 2011

Linha superior ou linha inferior

A linha inferior é dada pelas linhas inferiores do tórax (esterno) e do abdômem (ventre). Em algumas raças essas linhas seguem sem um ponto nítido de transição. Em outras , a linha inferior apresenta uma ligeira concavidade após o esterno. Em algumas raças essa concavidade é muito acentuada, como no caso dos galgos. Em qualquer destes casos a transição da linha do esterno para a do ventre deve ser plástica e harmoniosa, isto é, sem quebra brusca que dê solução de continuidade é linha inferior. Cadelas que já tenham parido podem apresentar a linha inferior alterada pelo desenvolvimento das mamas (a reversão nunca é total). Dentro dos limites, este fato não deve influenciar no julgamento.

A linha superior é determinada pelas porções torácicas e lombar da coluna vertebral. A rigor a garupa também deveria ser incluída mas normalmente é descrita com os membros posteriores. Em termos de estécica sua função é sustentar o peso do corpo e dos órgãos contidos nas cavidades torácicas e abdominal. O conjunto da coluna, mais as costelas, o esterno e os músculos abdominais, é construído de tal maneira que as forças de pressão e tensão se anulam, como na fuselagem de um avião. Esse tipo de construção permite que o papel de sustentação seja exercido com o mínimo de desgaste energético.

Do ponto de vista dinâmico, a coluna vertebral funciona como eixo de condução de impulsos dados pelos membros posteriores para o conjunto dos anteriores, dessa mmaneira quanto melhor a sua conformação mais facilmente é levada a força de propulsão e tanto mais rendoso e econômico será o movimento. É claro que nada adianta a coluna ser correta se os anteriores forem, por exemplo mal angulados ou deslocados pois, neste caso não poderão dar a resposta desejada ao impulso transmitido.

Em geral a linha superior é retilínea, com freqüência mostra-se descendente desde a cernelha até a garupa. As vezes essa linha descendente é bem acentuada, como acontece em alguns cães de caça e um bom exemplo é o Cocker Spaniel Americano, essa descida acentuada (sporting back) deve-se a posteriores acentuadamente angulados e permitem ao animal iniciar o movimento com grande impulso. Durante a movimentação, entretanto, ela deve manter-se na horizontal. Excepcionalmente a linha superior deve ser ascendente da cernelha para a garupa como o fila brasileiro.
Como defeito, a linha superior pode mostrar-se curva, convexa ou côncava. No caso de convexidade da linha superior, falamos em dorso carpado ou de camelo. A linha superior côncava leva ao que se chama de dorso selado. Em ambos os casos a transmissão da força propulsora é prejudicada perdendo impacto até alcançar os anteriores, nestes casos, o animal anda de lado (caranguejar). Em termos de ilustração, o animal anda mais depressa atrás do que na frente. Isso também acontece em cães anormalmente longos. Devemos lembrar que esse alongamento se faz quase sempre na região lombar (flanco longo). Isso acontece como já vimos, as vértebras lombares não possuem apoio (os torácicos tem as costelas como suporte e, as sacras que se seguem são apoiadas pela bacia).

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Dog Locomotion and Gait Analysis – Curtis Brow
Dogsteps – A New Look – 3ª Edition
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

Nenhum comentário: