HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Abdômem

O segundo segmento do tronco do animal é chamado de abdômem e fica compreendido entre o tórax e os posteriores. É delimitado na parte superior pela porção lombar da coluna vertebral, constituída por sete vértebras. Também aqui, a região lombar mais longa ou mais curta, depende do tamanho das vértebras e da coesão dos ligamentos e não do número. As paredes laterais do abdômem são genéticamente chamados de flancos.

A região lombar, em termos de coluna vertebral, é o segmento que permite ao animal movimentos rápidos de lateralidade, para mudança de direção. Assim sendo, animais de velocidade ou que necessitam desse tipo de mudança rápida como os pastores em geral, devem ter essa região longa e, consequentemente o flanco será mais longo ou aberto. Por outro lado, a região lombar curta garante maior firmeza e estabilidade sendo, por isso, característica dos animais de força que, então, apresentam flancos curtos ou fechados.

As denominações “aberto” e “fechado” decorrem da presença de uma ligeira concavidade (vazio do flanco), característica da porção superior das paredes abdominais. A linha inferior do abdômem é chamada de ventre.

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

Nenhum comentário: