HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cauda

A cauda corresponde à porção final da coluna vertebral. É formada pelas vértebras caudais e coccigeas. O número de vértebras caudais é muito variável conforme a raça. Anatomicamente considera-se em média de 20 a 23. O comprimento e o diâmetro de cada uma dessas vértebras diminui da raiz para a extremidade. Igualmente sua estrutura vai se tornando mais simples. Nos cães de cauda naturalmente curta é comum as primeiras vértebras caudais se atrofiarem, dando à cauda um aspecto retorcido (Boston Terrier por exemplo).

Quanto a posição assumida pela raiz da cauda, falamos de inserção alta ou baixa. O porte da cauda diz respeito a maneira como ela é levada, principalmente na movimentação e está sempre relacionado a horizontal (coluna vertebral) podendo ser acima, abaixo ou ao mesmo nível.

As diferentes formas, reta, enroscada, grossa, afilada e assim por diante, bem como as características de pelagem que as reveste são características raciais descritas no padrão. Assim, também, as caudas amputadas cuja exigência e, mesmo, tamanho fazem parte do padrão. Esta amputação está relacionada a raças que normalmente apresentam caudas muito longas e volumosas que interferem na dinâmica desejada. A impossibilidade de alterar esses aspectos pela relação levou a necessidade de amputá-las.

Conclui-se, portanto, que as funções da cauda estão particularmente relacionadas à dinâmica de cada raça. Podem ajudar a manter o equilíbrio funcionando como um leme nas mudanças de direção. Ajudam a repor o centro de gravidade em posição seja nos movimentos laterais, seja na interrupção súbita da marcha. Podem, ainda, servir como auxiliar no momento do animal levantar-se.

A cauda por fim, também está muito relacionada ao temperamento ou, pelo menos, ao estado emocional do cão. Conforme a posição assumida revelam alegria ou disposição, timidez ou covardia e, até agressividade. Sob este aspecto, deve-se estar atento antes de opinar de forma definitiva sobre um porte incorreto. Estados de intensa alegria ou tensão (pré-agressividade) tendem a levantar a cauda acima dos níveis normalmente desejados em alguns padrões raciais.

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Dog Locomotion and Gait Analysis – Curtis Brow
Dog steps – A New Look – 3ª Edition
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos Reservados

Nenhum comentário: