HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dentes


Os dentes são órgãos duros, resistentes, de estrutura complexa e cor esbranquiçada, que servem à preensão e dilaceramento dos alimentos. Doenças infecciosas ou carência de certos medicamentos, principalmente na fase da troca, podem alterar o aspecto dos dentes definitivos.
Na primeira dentição (de leite) o cão tem 28 dentes e, na segunda dentição (definitiva), o número de dentes é de 42. São 20 dentes na arcada superior e 22 na arcada inferior assim distribuídos:
Arcada superior: 6 incisivos – 2 caninos – 8 prémolares – 4 molares
Arcada inferior: 6 incisivos – 2 caninos – 8 prémolares – 6 molares

O único prémolar superior e o primeiro molar inferior são também chamados de “carniceiros” e são característicos da espécie; os incisivos, considerados aos pares em cada arcada são às vezes denominados de pinças (os laterais).



A falta de dentes constitui defeito mais ou menos grave conforme a raça considerada, e de acordo com as exigências dos padrões.

Outro ponto da maior importância é a oclusão dentária conhecida em cinofilia como “mordedura” e, é sempre verificada pela relação estabelecida entre os incisivos superiores e inferiores.

A mordedura mais comum é a chamada “em tesoura”. Neste caso os incisivos superiores sobrepõe-se aos inferiores, de tal maneira que a face interna daqueles fica justaposta à face externa destes. É encontrada nas maiorias das raças – cães pastores, cães de caça, cães nórdicos, etc, caracteriza-se por ser mais suave e mais segura do que o tipo a seguir, isto é, a mordedura “em torquês”, nestes casos os incisisvos se tocam pelas suas bordas livres. Esta mordida caracteriza-se por ser muito dilacerante mas é pouco segura. Aparece em alguns terriers (é necessário pelo tipo de caça) e, também, em alguns braquicéfalos, devido ao encurtamento do focinho.

Quando os incisivos superiores e inferiores se distanciam muito, temos os chamados prognatismos. Os termos prognatismo superior e inferior usados em cinofilia são inadequados mas, infelizmente, já estão consagrados mais pelo uso. O prognatismo superior (termo correto é retro ou braquignatismo, pois é a mandíbula que se retrai) é sempre defeito. O inferior, quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores tanto pode ser o tipo mordedura desejada, como pode ser uma falta grave. Em vários braquicéfalos é a mordedura ideal ou pelo menos, permitida.

Nos cães de focinho muito longo, não é raro vermos os incisivos superiores distanciarem-se dos inferiores devido à sua implantação, que é mais inclinada; isto não configura um prognatismo típico, da mesma maneira como desvios de um ou outro incisivo dentro do conjunto, não devem ser considerados como prognatismo.

Nas avaliações comparativas o tipo de crânio será, também, como referência. Tomando exemplos extremos: prognatismo superior num braquicéfalo ou, ao contrário, prognatismo inferior num dolicocéfalo, são sempre faltas muito graves, pois fogem as tendências do tipo.

Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

4 comentários:

Unknown disse...

Interessante, exista algo que possa prejudicar na troca dos dentes, no resultado final?
como alguns tipos de brinquedos do tipo ossinhos ou mais duros?

Leandro Jorge disse...

Não, na verdade há brinquedos que são específicos para a troca da dentição. Os ossinhos não prejudicam em nada o crescimento da dentição definitiva. Pode ficar tranquila.

Caroll disse...

uhn...bacana, pela primeira vez consegui entender as mordidas,rsrs...nunca tinha entendido como era a mordida em tesoura...ehhhhhh a Kira tem a mordida corretinha,rs

Leandro Jorge disse...

Caroll, as vezes em exposições, a mordedura em torquez passa batido e muitos siberianos (com esta mordedura incorreta) se tornam campeões, grande campeões e etc.