HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

sábado, 19 de março de 2011

Pés

Ainda que se tratando de membros anteriores, para os quadrúpedes em geral, prefere-se o termo “pé” ao invés de mão, anatomicamente mais correto. O cão é um digitígrado, isto é, apóia-se os dedos pois cada dedo é formado por três falanges – primeira, segunda e terceira. De modo geral os dois dedos centrais são mais longos. Em última análise, os pés sustentam todo o peso do corpo e ainda absorvem os impactos e transferem os impulsos, daí a importância de serem bem constituídos. Sua forma está na dependência do comprimento das falanges e da coesão maior ou menor dos ligamentos digitais; varia segundo a raça e a função de cada raça. Basicamente encontramos duas formas: pés de gato e pés de lebre. Os pés de gato são arredondados, de ossos curtos e ligamentos bem coesos, o que faz com que os dedos apresentem curvatura acentuada e se mantenham bem próximos entre si (pés fechados). Nos pés de lebre os dedos são mais longos, particularmente os centrais e os ligamentos são mais elásticos, garantindo a flexibilidade, a forma externa é oval. Existem naturalmente formas intermediárias.Igualmente podem ou não ser exigidos pelos entre os dedos; em geral, cães que trabalham em terrenos poucos firmes devem ter pelos entre os dedos (Saluki-areia) e mesmo pés ligeiramente abertos e ovais (Husky, Samoieda – neve) que garantam melhor apoio; ainda, as pregas de pele existentes entre os dedos (membranas interdigitais) devem em certas raças (Terra Nova) serem bem desenvolvidas, facilitando o trabalho na água.

Externamente, em correspondência às extremidades dos dedos encontramos formações fibrosas revestidas por pele modificada, as almofadas ou coxins digitais – em número de quatro – uma para cada dedo. Existe ainda em correspondência a região das primeiras falanges uma almofada única, central, chamada de almofada plantar ou palmar que, nesta concepção, tem a função de minimizar os impactos e garantir melhor aderência ao solo. Recobrindo a terceira falange aparecem as unhas (ou garras). Características de forma e cor das almofadas e das unhas deverão ser consideradas segundo o padrão racial.

Um último comentário. Embora o movimento dos cães dependa mais dos posteriores – Propulsão – em certas circunstâncias o papel principal pode ser dos anteriores – Tração. Isso pode acontecer por características especiais de terreno – ladeiras íngremes, solo lamacento ou arrastando pesos. Também em certas raças, nas quais a frente é muito desenvolvida em detrimento dos posteriores, como é o caso do Bulldog Inglês, os anteriores assumem preponderância na movimentação.



Pure Breed Dogs - 2003 - Glover, Harry - Irewin Copplestone
Dog Standards Illustred - 1977 - Wagner, Alice - Howell Book House, Inc.
Dog Locomotion and Gait Analysis – Curtis Brow
Dogsteps – A New Look – 3ª Edition
Ilustração adaptada de Siberian Husky - The Family Album - Debbie Meador
Tradução, Pesquisa e Edição - Leandro Jorge - Direitos reservados.

Nenhum comentário: