HUSKY SIBERIANO

Resistência - Fidelidade - Inteligência

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Handler Profissional


Então você decidiu contratar um Handler Profissional para expor seu cão.

Há muitas razões válidas para usar um handler profissional. O condicionamento e a apresentação em pista corretamente não são facilmente alcançados. Algumas pessoas podem aprender esta arte e com prática e esforço fazer um bom trabalho. Outras nunca conseguirão. Expor os próprios cães leva tempo e é custoso e contratar um handler, surpreendentemente, pode ser mais econômico.

Tenho estado dentro do esporte canino por muitos anos. Trabalhei para handlers e preparei e expus meus próprios cães. Agora, embora ainda faço meu próprio “grooming” e todos os cães vivem comigo, os faço apresentar por um handler profissional. Então penso que posso ver este assunto de diferentes ângulos e oferecer algumas palavras de advertência para selecionar um handler e manter uma boa relação de trabalho com um profissional homem ou com um profissional handler mulher.

Do ponto de vista do handler, o cliente ideal é rico, colaborador e flexível. Alguns handlers gostam que seus clientes estejam envolvidos na rotina da campanha de seus cães e no processo de tomada de decisões. Outros preferem que seus clientes vivam, pelo menos, a mil milhas de distância e os deixem livres e com cheque em branco para trabalharem a vontade.

Por outro lado os clientes querem que seus handlers sejam dedicados e incansáveis. Eles querem boas maneiras e sobretudo, querem resultados.

A menos que você seja extremamente rico, você pode esperar os serviços exclusivos de um handler, e sua posição na hierarquia do handler provavelmente vai ser proporcional à quantidade de trabalho que você dará. Isto é uma realidade da vida, especialmente com handlers de “grande renome”. Apesar de sua dedicação pelo esporte cinófilo, primordialmente eles estarão fazendo um trabalho por pagamento. Eles chegaram a ter uma posição trabalhando duro e tendo êxitos... então, talvez, você obterá resultados. Não busque o toque pessoal e acessível que você encontrará mais facilmente em um jovem em início de carreira ou recém chegado. Aos novos profissionais pode faltar o reconhecimento, o conhecimento e o tato de seus colegas mais experimentados, mas eles vão ser um pouquinho mais ansiosos e, por isto, um pouco mais flexíveis e um pouco mais serviçais.

Considere tudo...cuidadosamente antes de entrar numa relação comercial com um handler. Falca perguntas. Você quer um amigo ou um conselheiro? Quem é responsável pelo “grooming” e pela preparação do cão? Quem é a figura principal na tomada de decisões? O cão vai viver com o profissional ou com você, em sua casa? Que nível de compromisso você está disposto a contrair com o profissional e vice-versa? Você entende a estrutura de pagamento de honorários e é sabedor de todos os gastos que serão de sua responsabilidade na divisões de custos? Até quando e quanto você quer estar implicado em todo este processo e estrutura de gastos?

Sugiro que você visite o profissional e que visite o seu estabelecimento (Canil, Hotel para Cães, Pet Shop, etc). Observe-o nas exposições. Seus apresentados, os cães, parecem contentes? Este profissional é uma pessoa agradável? Será de muita ajuda tirar conclusões com algum de seus clientes. Faça um exame no indivíduo e na sua organização cinófila de apresentação de cães. Observe se você se sente relaxado e confortável com ele. Você confia nesta pessoa e em seus funcionários para que cuide dos seus cães? Seja honesto e franco para com o profissional e veja se assim acontece em contra partida.

Como tenho dito muitas vezes, se supõe que as exposições caninas devem ser uma diversão. Quando você decide contratar um handler profissional a relação deve ser de companherismo e em hipótese nenhuma de adversários. Para manter uma boa relação, obviamente é imperativo e decisivo que você trate seu handler com honestidade e com franqueza assim como você quer ser tratado. Isso funciona em ambos os sentidos.

Dedique tempo para fazer algumas avaliações e investigações antes de confiar seu cão à alguém. Você poderá evitar, assim, possíveis malentendidos se você for um cliente informado e com mente aberta.

Faça que suas expectativas sejam claras e escute atentamente as respostas do handler a estas expectativas. Escute também os conselhos do handler. Os bons conhecem e compreendem todos os aspectos da cinofilia, e sua experiência é parte do serviço profissional que você está adquirindo e que ele oferece.

Eu sou muito grata porque meu handler é também um bom amigo. Nos respeitamos um ao outro e temos compartilhado a emoção de vitórias e a angústia de não se ter saído como o esperado. Temos falados dos problemas e das soluções continuando amigos. Eu só posso desejar o mesmo para todos.

Texto de Patrícia Peters
American Kennel Gazette – Americam Kennel Club
Tradução de Leyla Rebelo para “O Guri” de Julho de 1998.
Adaptação de Leandro Jorge.

Todos os direitos Reservados.

Um comentário:

Unknown disse...

muito válido o texto principalmente para quem pensa em por os cães na pista ^^